28 setembro, 2016

JOANNA, Maria - UM PASSEIO IDEAL : diario e impressões de viagem : 1911. Lisboa, Papelaria e Typographia Franco & C.ª, [1911]. In-8.º (21,5cm) de 16 p. ; B.
1.ª edição.
Descrição de uma viagem de automóvel, num magnifico Brazier, de Évora a Sevilha (e regresso), realizada entre os dias 26 de Abril e 2 de Maio de 1911.
"A 26 d'Abril um magnifico automovel Brazier atravessava impetuoso a cidade d'Evora levando na sua carreira vertiginosa 5 passageiros, que eram:
O proprietario do carro Snr. Antonio Paquete (o Padrinho), os Esposos Formosinho, eu (a Afilhada) e o chauffeur. Dirigiamo-nos a Badajoz e, para esse fim, percorremos as estradas Alemtejanas marginadas pelos seus campos fertilissimos, semeados de explendidas searas, que nos produziram optima impressão.
Atravessamos, entre outras terrinhas, Extremoz que achei alegre, Borba que é pittoresca e, por fim, Elvas que achei agradavel com o seu lindo jardim do Snr. da Piedade e a sua fortaleza. Depois d'alguns kilometros d'avanço chegámos á fronteira onde se cumpriram as formalidades do estylo; passada esta estavamos emfim em terras d'Hespanha que eu, anciosa, esperava visitar."
(excerto do Cap. I, D'Evora a Sevilha)
Índice:
I - D'Evora a Sevilha: - Em Badajoz. - Dia 27; Uma surpreza. - Em Sevilha. - Dia 28. - Dia 29. - Dia 30.
II - De Sevilha a Evora: - Dia 2; Badajoz. - Dia 2; Regresso a Evora, Por Olivença e Alconchel; Mourão; Reguengos; Em Evora.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Com uma dedicatória manuscrita (da autora?).
Raro e muito curioso.
Sem registo na BNP.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário