13 setembro, 2016

CUNHAL, Álvaro - A SUPERIORIDADE MORAL DOS COMUNISTAS. [Lisboa], Edições Avante!, 1974. In-8.º (18,5cm) de 16 p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição independente.
Artigo do líder histórico do PCP publicado na revista Problemas da Paz e do Socialismo, N.º 1, Janeiro de 1974. O presente opúsculo seria impresso uns meses mais tarde, após a revolução, a 21 de Outubro de 1974.
"Os comunistas não se distinguem apenas pelos seus elevados objectivos e pela sua acção revolucionária. Distinguem-se também pelos seus elevados princípios morais.
A moral dos comunistas tem a sua base objectiva nas condições de trabalho e de vida do proletariado, no processo da sua luta contra o capital e, desde a vitória da revolução socialista, na nova sociedade libertada da exploração. Tem, como principal factor subjectivo, o papel educativo desempenhado pela vanguarda revolucionária guiada pelo marxismo-leninismo.
A moral dos comunistas é contrária e superior à moral burguesa. Constitui um elemento integrante da força revolucionária do proletariado e da sua vanguarda. Age como «força material» na transformação do mundo. E, voltada para o futuro, indica os traços essenciais da transformação do próprio homem."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário