30 setembro, 2016

BENISIER, D. Alexandre - O CORSARIO NEGRO : romance maritimo. Traduzido livremente. Volume I [e Volume II]. Lisboa, Typographia Lisbonense, 1869. 2 vols in-8.º (17cm) de 284, [2] p. e 275, [1] p. ; E. Colecção de Romances dos Melhores Auctores
1.ª edição.
Edição original portuguesa de um clássico da literatura romanesca de aventuras, mais tarde vulgarizado em folhetins por Emílio Salgari.
"Era na noite de 24 de junho de 1779, formosa noite de verão, que a luz palida da lua mais abrilhantava ainda. Reinava extraordinaria animação na bahia de Cadiz.
A cauda daquelle desusado movimento não era outr senão o baile, que o general de divisão, D. João de Langara, dava a bordo do magnifico navio almirante Fenix, para obsequiar a culta sociedade gaditana na noite de S. João.
Os escaleres que compunham a lotação da esquadra, em numero consideravel e tripulados por vigorosos remadores, fendiam gentilemnte o azul das aguas, conduzindo de uma escada fixa de pedra a outra fluctuante de madeira tudo quanto havia de mais notavel, pelo sangue e formusura, no seio dessa rica perola, que se banha amorosamente nas tranquillas aguas do Oceano.
Se era grande a animação, que reinava no caes, não era menor a que se observava a bordo.
O gigante navio, pela profusão dos lumes e caprichoso gosto das decorações, não parecia uma machina de guerra, mas um palacio de fadas, fluctuando graciosamente sobre a superficie das aguas."
(excerto do Cap. I, Marte e Venus)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochra.
Exemplar manuseado, em bom estado geral de conservação. Pastas e lombada cansadas, com defeitos.
Raro.
A BNP tem apenas 1 exemplar referenciado na sua base de dados.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário