19 setembro, 2016

MINSHAL D.S.O., M.I.E.E. - T. H. - A INFLUÊNCIA DA PRÚSSIA SÔBRE A ALEMANHA E OS OBJECTIVOS DE GUERRA DOS ALIADOS. Por... Lisboa, Depositária : Livraria Bertrand, [1939?]. In-4º (23cm) de 24 p. ; B.
1.ª edição.
"A discussão pública dos objectivos da guerra tem girado principalmente em tôrno dos vários meios de resistir à agressão. Nêste folheto analisa-se o culto da agressão e as possibilidades da sua anulação. Se a primeira consideração constitue o nosso objectivo imediato, a segunda deve ser a nossa preocupação final e predominante.
A característica mais perigosa do actual regime na Alemanha é de combinar as doutrinas do militarismo prussiano e do culto da fôrça com os sonhos extravagantes e crenças pagãs geradas mais recentemente na mentalidade dos alemães do sul."
(excerto do prefácio)
Matérias:
- Prefácio. - A Prússia e a Alemanha : uma influência nefasta. - A política prussiana. - Três Princípios Prussianos: O amor à guerra; A doutrina de Clausewitz; O Esrado acima do Direito Comum. - O Efeito Moral. - Influência Académica. - O Objectivo Vital da Guerra.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário