18 setembro, 2016

DIAS, Augusto - A SUJEIRA DA BOLA. Pedroto e Meirim : exames. [S.l.], [s.n.], 1971. In-8.º (21cm) de 27, [1] p. ; B. Colecção «Ex-Libris», 8
1.ª edição.
Compilação de artigos publicados em periódicos nacionais. Destaque, entre outros, para as crónicas dedicadas a José Maria Pedroto, e à possibilidade de alargamento da 1.ª Divisão e, por consequência, da 2.ª Divisão, para satisfazer os interesses instalados de alguns clubes.
"Os problemas com que tem vindo a debater-se o futebol português demonstram, por forma inquívoca, a necessidade de remodelar diversos aspectos da sua organização. Nesse sentido vão ser tomadas pelo Ministério da Educação Nacional as medidas convenientes."
Do despacho de Sua Excelência o Ministro da Educação Nacional
"Não restam dúvidas de que o futebol português está mal, muito mal mesmo. Tenhamos esperança nas medidas que vão ser tomadas e que já foram prometidas pelo Ministro Veiga Simão."
Do «Díário do Norte»
"Como homem do meu tempo, não posso deixar de atolar-me na sujeira da bola.
Ainda assim, com a independência que me caracteriza, ataco ou defendo, sempre dentro das regras, embora em jogo viril.
Da última vez, foi o caso Pedroto, na hora em que os arraiais adversos gritavam: esfola, mata, enforca.
Em tão boa hora o fiz que, passados dois anos, todos estão comigo e Pedroto é cotado como o melhor treinador português."
(excerto de A sujeira da bola)
Crónicas:
- A sujeira da bola. - Obrigado, Nuno!... - Carta aberta ao Dr. Leite de Faria. - Pedroto. - Larga o osso!... - Os ossos de Vasco da Gama. - Exames. - Nos balneários. - Epílogo.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro e muito curioso.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário