03 maio, 2014

SANTO THYRSO, Maria Sophia de - ALEGRE-A-LINDA E OUTROS CONTOS PARA AS CREANÇAS DE PORTUGAL. Ilustrações de E. Mitchell. Lisboa : Rio deJaneiro, Portugália, 1922. In-8º (19cm) de 157, [3] p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
Belíssimamente ilustrada no texto com desenhos a p.b.
"A princeza Alegre-a-Linda tinha subido á torre mais alta do seu castelo para de lá ver o pôr do sol e ao deitar uma ultima vista d'olhos ao seu querido paiz que se lhe desenrolava aos pés como se fosse um mapa muito bonito, viu na falda do monte sobre o qual estava o castelo, um cavaleiro que olhava para ela protegendo os olhos com a mão por causa dos ultimos raios de sol que enchiam de luz os seus cabelos de ouro. Esse cavaleiro era o rei que saíra do seu paiz á procura duma princeza digna de ser rainha dele."
(excerto do conto Alegre-a-Linda)
Contos:
- Alegre-a-Linda. - Pouca terra. - A Princezinha Encantada. - Eliogabalo, o Bom Dragão. - O Gafanhoto Rei. - O Caldeireiro Ruivo. - Antonio Mendes. - O Poeta e o Pãozinho. - Pedro Pimpão. - O Coração da Rainha Yolanda. - A Gata Engulida. - O Conto dos Quatro Presentes. - A Menina Procopia. - A Princezinha das Sandalias de Oiro. - A Marqueza do Colar de Esmeraldas. - O Ribeirinho. - A Historia do Menino Grande. - As Aventuras do Dragão Azul. - A Ano-Bom. - Li-Cheng, Tsai-Ling e Yu-Fan.
Maria Sofia Pinto Basto Cirilo Machado (1897-1933). Poetisa e escritora portuguesa. Filha do Embaixador Carlos Cirilo Machado, 2º visconde de Santo Tirso; foi casada com o conhecido jornalista e olisipógrafo Norberto de Araújo. Escreveu livros para crianças.
Encadernação inteira de percalina com ferros gravados a ouro na pasta e na lombada. Sem capas de brochura.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário