30 maio, 2014

COLECTÂNEA LEGISLATIVA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA (1498-1998) - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa : Secretaria Geral. Coordenação Geral e Prefácio: Elvira Brandão. Apresentação: Maria do Carmo Romão. Introdução: Rogério Seabra Cardoso. Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa : Centro de Documentação, 1998. In-fólio (30,5cm) de XLV, [1], 220 p. ; [44] p. il. ; E.
Tiragem: 1000 exemplares.
Obra impressa em papel de qualidade superior, ilustrada em extratexto com 44 gravuras a p.b. e a cores impressas sobre papel couché.
"Poucas instituições portuguesas podem orgulhar-se de atravessarem cinco séculos de história e ainda menor será o número dos que, nesse período, produziram actividade tão intensa e meritória.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, fundamentada na palavra escrita do seu Compromisso original, encontrou sempre valioso apoio no normativo jurídico e na regulamentação que, no decurso dos tempos, foi estabelecendo elos de relacionamento entre o poder do Estado, a Instituição e os estratos mais desprotegidos da sociedade. Assim se compreende a importância da actividade legislativa no crescimento e desenvolvimento da Misericórdia de Lisboa.
Passados 500 anos, muitos diplomas jurídicos perderam valor impositivo e probatório, permanecendo, todavia, o seu valor histórico. Mediante o seu estudo poderão ser desvendados aspectos menos conhecidos e traçadas novas linhas de compreensão, contibuindo, de forma continuada, para a história desta nobre Instituição."
(excerto da apresentação)
Encadernação editorial em sintético com ferros gravados a ouro e aplicação manual de uma gravura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário