22 maio, 2014

GOMES, Dr. Bernardino Antonio - O ESGÔTO, A LIMPEZA E O ABASTECIMENTO DAS AGUAS EM LISBOA : o que foram ou são, e o que devem ser considerando tudo á luz das boas praticas e doutrinas. Pelo... Socio emerito da Academia Real das Sciencias. Lisboa, Por ordem e na Typographia da Academia Real das Sciencias, 1871. In-4º (22,5cm) de [4], 129, [3] p. ; B.
"Se a sciencia e a arte do medico possuem tantas vezes os meios de vir em auxilio da natureza na marcha das doenças para as combater e curar, teem-os ainda mais seguros para as previnir. Ensina a conhecer e a utilisar estes meios a hygiene, a qual egualmente permitte vêr, como nas grandes aglomerações das cidades por exemplo, as condições no meio das quaes se vive, teem tão immediata influencia na duração de vida dos habitantes, que se póde medir o grau de salubridade pela cifra da mortalidade a que são sujeitos. [...] Um estudo n'este sentido detidamente feito a respeito da cidade que habitamos, Lisboa, não póde senão interessar-nos muito. [...] Tentámos a empresa, passando em revista as questões mais mais fundamentaes da hygiene publica em relação a Lisboa, fazendo por alcançar d'esta fórma a mais exacta avaliação do grau de salubridade da cidade, e indicando quanto possivel seja todas as causas que a possam prejudicar e devam ser debelladas. [...] Dando conta do que effectuámos, historiaremos quanto lhe respeita para Lisboa, e de modo parallelo o faremos com relação a Londres, Paris, e a outras grandes cidades, aonde estas questões teem sido motivo dos maiores cuidados e esforços..."
(excerto do proémio)
Bernardino António Gomes (1806-1877). Médico português. "Com o mesmo nome do seu pai, seguiu-lhe a carreira médica. Doutor em Medicina pela Faculdade de Paris e formado em Matemática pela Universidade de Coimbra, destacou-se por ter sido o primeiro médico português a utilizar o clorofórmio e um aparelho de inalação de éter, revolucionando a técnica da anestesia. Foi autor de uma vasta obra científica e fundador e colaborador da «Gazeta Médica» e do Jornal da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, colaborando ainda, em 1876, na farmacopeia portuguesa. Foi agraciado com a Ordem de Santiago e de Torre e espada, grã-cruz da Ordem de Isabel a Católica e oficial da Legião de Honra de França."
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas algo sujas.
Muito invulgar.
Com interesse olisiponense.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário