01 maio, 2014

MACHADO, Bernardino - AS DUAS REPÚBLICAS IRMÃS. Famalicão, Tipografia «Minerva», de Cruz, Sousa & Barbosa, Limitada, 1922. In-8º (18,5cm) de 27, [1] p. ; B.
Artigo inserto no Livro d'oiro e Catálogo oficial da Exposição internacional do Rio-de-Janeiro de 1922.
"Com a comunhão de instituições republicanas e com a compartecipação na grande guerra pelo direito, estreitou-se intimamente a inata e indissolúvel aliança entre portugueses e brasileiros.
O Brasil foi das primeiras nações que reconheceram a República portuguesa, e reconheceu-a logo, sem aguardar o exemplo de nenhuma outra potência. Era então chefe de estado Nilo Peçanha, cuja intervenção decidida, interpretando o consenso geral da nação, venceu de pronto as prevenções tradicionalistas dos que confundiam a vida de Portugal com a da Monarquia, imaginando mesmo insustentável uma República implantada em meio da Europa quási inteiramente monárquica, como se daí lhe não proviesse precisamente um título a mais, e como se a nossa história não fosse, através de tôdas as vicissitudes, uma ascensão eterna para a liberdade. Decaíra entre nós o velho regímen, não o povo, sempre varonil."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP (Biblioteca Nacional).
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário