31 maio, 2014

GUIMARÃES, Ribeiro - SUMMARIO DE VARIA HISTORIA. Narrativas, lendas, biographias, descripções de templos e monumentos, estatisticas, costumes civis, politicos e religiosos de outras eras. Por... [Lisboa], Rolland & Semiond [distrib.], 1872. In-8.º (20,5cm) de [6], 232, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Colectânea de artigos publicados pelo autor no Jornal do Comercio. Este é o primeiro de cinco tomos publicados.
"Repetidas instancias de muitas pessoas me resolveram a compilar os artigos de varia historia, que durante quinze annos tenho publicado no Jornal do Commercio. Esses artigos, que abrangem narrativas historicas, lendas, biographias, descripções de templos e de monumentos, relações de costumes civis, politicos e religiosos de outras eras, estatisticas, etc., formam um peculio copiosissimo de noticias do passado, colhidas não só nos livros, senão nos manuscriptos, sendo por isso ineditos muitos d'elles."
(excerto do prólogo)
Matérias:
- A Real casa de Santo Antonio. - Santo Antonio. - Santo Antonio Brigão. - Santo Antonio da Mouraria. -  Santo Antonio do Rato. - O Milagre dos santos. - Orgão novo. - Ainda a real casa de Santo Antonio. - A Velha Lisboa e as suas ruas. - O desacato e as obras de Santa Engracia. - A Egreja de Nossa Senhora dos Martyres. - Costumes e modas velhas. - A Batalha naval de Matapan. - Os Annuncios. - Duas commemorações. - A Lenda e casa de Nossa Senhora do Cabo. - O Lagarto da Penha. - O Titulo do duque de Coimbra. - O Imperador do Espirito Santo. - Historia da irmandade e da imagem do Senhor Jesus dos Passos da Graça.
José Ribeiro Guimarães (1818-1877). Jornalista e polemista português.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis, com defeitos.
Invulgar.
Com evidente interesse olisiponenese e antoniano.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário