10 maio, 2014

CARTAS DE NAPOLEÃO A MARIA-LUÍZA : comentadas por Carlos de la Roncière, Conservador em chefe da Biblioteca Nacional de França. Pôrto, Livraria Lello - Editora, Proprietária da Livraria Chardron, [1935]. In-8º de 321 p. ; [78] p. il ; E.
Esta obra contém 78 gravuras de página, sendo 21 de cartas fac-símiladas, impressas em papel "couché" e fora do texto. 
Obra com interesse histórico para o conhecimento de Napolão Bonaparte - o homem e o militar. 
“No princípio do mês de Dezembro de 1934, uma notícia sensacional emocionava a República das Letras. Mais de trezentas cartas inéditas, ou antes, desconhecidas, de Napoleão I à Imperatriz Maria-Luiza, iam ser vendidas em leilão, em Londres. Referiam-se elas às épocas mais patéticas da epopeia imperial, da chegada à França, da arquiduquesa austríaca até às despedidas de Fontainebleau..."
(excerto do texto)
Matérias:
- A compra das Cartas de Napoleão. - O casamento de Maria-Luiza (1810). - Viagem do casal Imperial ao Norte (1811). - A campanha da Rússia. - O Grande Exército. - A batalha de Moskova. - O incêndio de Moscou. - A retirada da Rússia. - A passagem do Berezina. - As campanhas da Alemanha (A campanha da Primavera - A Vitória). - Campanha do Verão e do Outono (A Derrota). - A campanha de França (1814) - A Invasão. - O despertar do leão. - A paz desvanece-se. - O Imperador traído por... uma das suas cartas. - O drama da abdicação. - A ilha de Elba e os Cem Dias.
Notas do tradutor:
A Legião Portuguesa ao serviço de Napoleão.
O Exército Anglo-Luso na Guerra Peninsular.
Encadernação editorial inteira de percalina com ferros gravados a ouro na pasta frontal e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. guarda (em bco).
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário