27 maio, 2014

CHOUZAL, Cónego Bernardo - REGICÍDIO E REGNICÍDIO. O crime do Terreiro do Paço : um anno depois. Com um prefácio de Fialho d'Almeida. Lisboa, Livraria Ferreira, 1909. In-4º (25cm) de XCIV, 34, [2] p. ; B.
Discurso proferido nas solennes exéquias, promovidas pêla câmara municipal de Montemór-o-Nôvo, pâra commemorar o primeiro aniversario da morte de El-Rei Dom Carlos e do Príncipe Real Dom Luis Filippe, no dia 9 de fevereiro de 1909.
Obra valorizada pelo extenso prefácio de Fialho de Almeida (86 pags).
"Como todas as pessôas de raciocinio sereno, as poucas que n'esta terra ainda teem latigo para fustigar a desorientação criminosa dos que mandam, invéctiva V. as alcatéas de politicantes, as da monarchia e as da republica, responsabilizando-as pelas mesmas culpas d'estarem jogando aos dados o futuro d'este povo, e de sobre a sua indolencia sordida fazerem praça, a vêr quem lhe roerá os ossos e virá a lhe cantar o dies irae no sepulchro d'uma absorpção hespanhola ultra-provavel."
(excerto do prefácio)
Bernardo Chousal (1873-1935). O Cónego Chouzal nasceu na Vila de Paredes de Coura em 1873 e faleceu, em Figueiró dos Vinhos, Leiria, em 1935. Para além de uma da carreira eclesiástica, de que se destaca o cargo de Cónego da Sé de Évora, dedicou-se ao jornalismo e à política"
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa com defeitos. Assinatura de posse safada na f. rosto. 
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário