14 maio, 2014

LACERDA, D. José Maria d'Almeida e Araujo Corrêa de - NOVISSIMO DICCIONARIO DOS SYNONYMOS DA LINGUA PORTUGUEZA com reflexões criticas por... Do Concelho de Sua Magestade, Deão da Sé Patriarchal de Lisboa, Delegado da Direcção Geral dos Estudos, Reytor do Lyceu Nacional de Lisboa, Deputado ás Côrtes da Nação Portugueza, Socio effectivo da Academia Real das Sciencias de Lisboa, etc. etc. etc. Segunda edição correcta e augmentada. Lisboa, No escriptorio de Francisco Arthur da Silva, 1860. In-8 º (20,5 cm) de [8], 240, [8] p. ; B.
"Vamos publicar um novo Ensaio de Synonymos da Lingua portugueza, em fórma de Diccionario, porque temos para nós que fazemos nisto um bom serviço aos estudiosos. De proposito lhe chamamos Ensaio, porque Diccionario de Synonymos é obra impossivel em qualquer lingua, e mórmente na portugueza, na qual, por um sem conto de circumstancias especiaes, superabundam os Synonymos, que, a serem investigados com nimia curiosidade, não poderiam ser reduzidos a conto nem classificação. [...]
Pela nossa parte caminhamos desassombrados na estrada que nos propozemos seguir. Não preparámos este Ensaio para os sabios, e nem para os eruditos; o nosso alvo é a instrucção do maior numero dos que não presumem ser senão meramente estudiosos. Por esta razão pozémos de parte todo o apparato scientifico, toda a erudição ostentosa: é vão o que não é de provada utilidade."
(Excerto do prefácio)
José Maria de Almeida Araújo de Portugal Correia de Lacerda (Vila Real, 1802 - Lisboa, 1877). “Em 1817 entrou na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Estudou línguas Orientais, Filosofia e Teologia na Universidade de Coimbra. Seguidamente ensinou em S. Vicente de Fora, em Lisboa. O governo miguelista prendeu-o. Evadiu-se da prisão e fugiu para o estrangeiro, onde prestou bons serviços à causa liberal. Chegou a merecer a estima pessoal de D. Pedro IV, de D. Maria Il, D. Pedro V e de D. Luís. Depois foi cónego e deão da Sé de Lisboa. Escreveu as seguintes obras: A. B. da Costa Cabral (1844-1845) em 2 volumes; Portuguese African Territories. Reply to Dr. Livingstone, Accusations and Representations (1851); Novíssimo Dicionário de Sinónimos (1860); e A New Dictionary of the Portuguese and English Language (1871).”
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário