23 maio, 2014

DANTAS, Júlio - MARCHA TRIUNFAL. Narrativas da epopeia militar portuguesa do século XII ao século XX. Porto, Lello & Irmão, 1954. In-8º (19,5cm) de 307, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Colecção de episódios militares históricos, de D. Afonso Henriques, em 1139, ao general Pereira d'Eça à frente das tropas portuguesas, em África, no ano de 1915.
"A personagem principal deste livro - personagem confusa e ululante - é a multidão. A multidão heróica que, no decurso dos séculos e das gerações, criou um Pátria e soube morrer por ela. Vamos vê-la passar nas nove tapeçarias animadas que se desdobram ao longo dos nove capítulos deste livro, - cavalgada refulgente, tropel vertiginoso de préstimos e de combates, marcha triunfal da Nação no tempo e no espaço."
Matérias:
- Homens de ferro (século XII). - O breve do Papa (século XVIII). - As lágrimas da Rainha (século XIV). - Guerra de generais (século XVII). - O cavaleiro negro (século XVI). - O Estandarte (século XV). - O moleiro de Sula (século XIX). - Navas de Tolosa (século XIII). - Marcha da sede (século XX).
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Falha de papel na extremidade inferior da lombada. Assinatura de posse na capa, flhs de rosto e 1ª p. texto.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário