24 maio, 2014

CONTRACTO PARA A CONSTRUCÇÃO DO MERCADO DA PRAÇA DA FIGUEIRA - Camara Municipal de Lisboa. Lisboa, Companhia Typographica, 1906. In-4º (23cm) de [8] p. ; B.
Copia do contracto  celebrado pela Camara Municipal de Lisboa com os srs. Joaquim Lucio d'Araujo e Manuel José Ferreira Lima, para a construcção de um mercado de systema moderno no local do actual mercado da Praça da Figueira.
Reprodução do contrato celebrado em 3 de Agosto de 1882 para a substituição do mercado existente na Praça da Figueira por outro mais moderno. Este último, monumento da arquitectura do ferro, viria a ser demolido am 1949, recebendo a estátua equestre de D. João I já em 1971, mantendo desde então o aspecto presente.
"O mercado terá um só pavimento e esse terreo, e será construido com ferros, madeira, cantaria, vidro, ardosia ou telha de barro calcareo ferruginoso, envernisada, corrigindo se a irregularidade existente no actual mercado, na fachada voltada para o nascente, que não está no prolongamento do lado correspondente da rua nova da Princeza (vulgo dos Fanqueiros), devendo portanto a construcção obedecer ao principio do parallelismo entre a referida fachada e o alinhamento das casas fronteiras; dando-se ás ruas das Gallinheiras e do Amparo a largura de dez metros, e devendo haver nos quatro vertices do mercado outras tantas entradas para pedestres."
(cláusula Primeira)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com evidente interesse olisiponense.
Sem indicação de registo na Biblioteca Nacional (BNP).
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário