07 maio, 2014

TOYNBEE, Arnold J. - O TERRORISMO ALLEMÃO NA BELGICA. Por... Antigo alumno laureado do Collegio Universitario de Balliol, Oxford. Londres: Eyre and Spottiswoode, Ltd., 1917. In-8.º (21,5cm) de xiii, [1], 142 p. ; [26] p. il. ; [3] mapas desd. ; B.
1.ª edição.
Estudo da época, baseado em depoimentos testemunhais, sobre a destruição, crimes e atrocidades perpetradas pelos exércitos alemães na sua passagem pela Bélgica.
Ilustrado com 26 fotogravuras intercaladas no texto e 3 mapas desdobráveis (O Território Evadido; O Trilho dos Exercitos: Da Fronteira a Malines; Louvain: cópia do plano inserto no Livro Branco Allemão).
"Forma o assumpto d'este livro o tratamento da população civil nos territorios devastados pelos exercitos allemães, nos tres primeiros mezes da Guerra Europeia, e não é elle mais que uma encadeiada narrativa, baseiada em publicados documentos, que ou serão reproduzidos na integra ou apenas citados, afim de tornar este trabalho mais breve.
Á vista dos documentos agora publicados pelas duas partes, torna-se finalmente possivel apresentar uma narrativa precisa d'aquillo que realmente se passou.
Foi este livro escripto com o fim primordial de ser uma compilação d'essa vasta evidencia, que gradualmente se tem vindo accumulando desde os primeiros dias da invasão. Essa evidencia consiste de depoimentos, umas vezes feitos sob juramento perante tribunaes, outros colhidos por inquiridores legaes e alguns ainda espalhados por livros e pamphletos escriptos e publicados por iniciativa propria de testemunhas. [...]
Esta narrativa foi arranjada de modo a seguir separadamente o trilho dos diversos exercitos allemães ou grupos de exercitos que passaram atravez dos varios sectores do territorio francez e belga. Para cada sector seguiu-se a ordem chronologica, que em geral se identifica com a ordem geographica isto é com as varias cidades, villas e aldeias ao longo da via de marcha."
(excerto do prefácio do autor)
"Quando a Allemanha declarou guerra á Russia, Belgica e França nos primeiros dias de Agosto de 1914, os territorios russo, belga e francez foram immediatamente invadidos por exercitos allemães que mal transportas as fronteiras, começaram guerreando, não sómente as forças e fortificações dos estados invadidos, mas tambem as vidas e haveres da população civil. Em toda, a avançada e retirada dos allemães atravez da Belgica e França, foram commettidos attentados desta indole, que só abrandaram de vigor quando as operações em campo raso se transformaram em guerra de trincheiras desde a Suisssa até ao mar."
(excerto do Cap. I, O Trilho dos Exercitos)
Matérias:
I. O Trilho dos Exercitos.
II. Da Fronteira a Liége.
(i) Na Estrada de Visé. (ii) Na Estrada de Barchon. (iii) Na Estrada de Fléron. (iv) Na Estrada de Verviers. (v) Na Estrada de Malmédy. (vi) Entre o Vesdre e o Ourthe. (vii) Atravez do Meuse. (viii) A Cidade de Liége.
III. De Liége a Malines.
(i) Atraves do Limburgo até Aerschot. (ii) Areschot. (iii) O Districto de Aerschot. (iv) A Retirada de Malines. (v) Louvain.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário