TOYNBEE, Arnold J. - O TERRORISMO ALLEMÃO NA BELGICA. Por... Antigo alumno laureado do Collegio Universitario de Balliol, Oxford. Londres: Eyre and Spottiswoode, Ltd., 1917. In-8.º (21,5cm) de xiii, [1], 142 p. ; [26] p. il. ; [3] mapas desd. ; B.
1.ª edição.
1.ª edição.
Estudo da época, baseado em depoimentos testemunhais, sobre a destruição, crimes e atrocidades perpetradas pelos exércitos alemães na sua passagem pela Bélgica.
Ilustrado com 26 fotogravuras intercaladas no texto e 3 mapas desdobráveis (O Território Evadido; O Trilho dos Exercitos: Da Fronteira a Malines; Louvain: cópia do plano inserto no Livro Branco Allemão).
Ilustrado com 26 fotogravuras intercaladas no texto e 3 mapas desdobráveis (O Território Evadido; O Trilho dos Exercitos: Da Fronteira a Malines; Louvain: cópia do plano inserto no Livro Branco Allemão).
"Forma o assumpto d'este livro o tratamento da população civil nos territorios devastados pelos exercitos allemães, nos tres primeiros mezes da Guerra Europeia, e não é elle mais que uma encadeiada narrativa, baseiada em publicados documentos, que ou serão reproduzidos na integra ou apenas citados, afim de tornar este trabalho mais breve.
Á vista dos documentos agora publicados pelas duas partes, torna-se finalmente possivel apresentar uma narrativa precisa d'aquillo que realmente se passou.

Esta narrativa foi arranjada de modo a seguir separadamente o trilho dos diversos exercitos allemães ou grupos de exercitos que passaram atravez dos varios sectores do territorio francez e belga. Para cada sector seguiu-se a ordem chronologica, que em geral se identifica com a ordem geographica isto é com as varias cidades, villas e aldeias ao longo da via de marcha."
(excerto do prefácio do autor)
"Quando a Allemanha declarou guerra á Russia, Belgica e França nos primeiros dias de Agosto de 1914, os territorios russo, belga e francez foram immediatamente invadidos por exercitos allemães que mal transportas as fronteiras, começaram guerreando, não sómente as forças e fortificações dos estados invadidos, mas tambem as vidas e haveres da população civil. Em toda, a avançada e retirada dos allemães atravez da Belgica e França, foram commettidos attentados desta indole, que só abrandaram de vigor quando as operações em campo raso se transformaram em guerra de trincheiras desde a Suisssa até ao mar."
(excerto do Cap. I, O Trilho dos Exercitos)
I. O Trilho dos Exercitos.
II. Da Fronteira a Liége.
(i) Na Estrada de Visé. (ii) Na Estrada de Barchon. (iii) Na Estrada de Fléron. (iv) Na Estrada de Verviers. (v) Na Estrada de Malmédy. (vi) Entre o Vesdre e o Ourthe. (vii) Atravez do Meuse. (viii) A Cidade de Liége.
III. De Liége a Malines.
(i) Atraves do Limburgo até Aerschot. (ii) Areschot. (iii) O Districto de Aerschot. (iv) A Retirada de Malines. (v) Louvain.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário