01 novembro, 2013

PEREIRA, Consiglieri Sá - A RESTAURAÇÃO VISTA DE ESPANHA : histórias de portugueses contadas por espanhois. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1933. In-4º (23cm) de IX, [1], 264, [2] p. ;B.
1.ª edição.
"Como viram os espanhóis de 1640 o movimento restaurador da dignidade nacional portuguesa?
[...] A origem deste livro assenta no desejo de vulgarizar os intímos sentimentos dos espanhóis de 1640 acerca de nós. A Restauração vista de Espanha, representa uma contribuição minúscula desprovida de valor fundamental; mas, modéstia à parte, dste livro constam episódios e pormenores que nos permitem paladear um pouco o gosto íntimo desses tempos que, com terem sido decisivos, carecem de bibliografia proporcionada."
(excerto do prólogo)
Matérias:
- A etiqueta da Duquesa de Mântua. - Portugal no conjunto hispânico. - Um decreto do «Manuelinho» de Évora. - O silêncio de Portugal. - Vicissitudes do Conde de Linhares. - Um crime em Antequera no século XVIII. - Juízo jesuíta de Miguel de Vasconcelos. - As primeiras notícias da Restauração em Espanha. - Como um castelhano viu a Restauração. - O Conde da Torre e S. Julião da Barra. - Sacrifícios e martírios ignorados. - Duas anedotas da Restauração. - Estranho desacato à Duquesa de Mântua. - Sevilha e os portugueses. - Portugueses em Castela. - Sátira à guerra de Portugal. - Considerações de um fidalgo castelhano. - D. João IV e a guerra ofensiva. - Reflexos da Restauração no Peru. - A saída do Egito. - Os temores do Conde-Duque. - O prior de Cedofeita em Roma. - A política secreta da Restauração. - Heroicidades de portugueses em Lérida. - O duende do palácio real de Madrid. - Portugueses e espanhóis no Guadiana.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas ligeiramente oxidadas.
Invulgar.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário