19 novembro, 2013

SANTOS, Ernesto Moreira dos – COMBATE DE NEGOMANO (cobiça de Moçambique) : seus heróis e seus inimigos. Memórias. Em 1890… Prepara-se o mapa cor de rosa… Em 1898… Ingleses e alemães perfilham influências nos nossos territórios ultramarinos… Em 1914… Preparam-se para efectivar aquelas influências… Em 1926 Qualquer parcela de território português : NÃO SE DÁ… NÃO SE VENDE… NÃO SE TROCA… Guimarães, [s.n.], 1961. In-8.º (20cm) de 172, [4] p. ; [3] f. il. ; B.
1.ª edição.
Contém ilustrações em extratexto.
“A presente obra não é mais do que um apontamento da minha vida passada na campanha de Moçambique nos anos de 1917-1918.
É a junção de todos os apontamentos daquele tempo e agora compilados com o maior escrúpulo e com a máxima exacção, ficando exarados alguns conforme estavam arquivados, sistema de telegrama, não lhe fazendo acréscimos nem retoques.
Fique este livro como um registo do que se escreveu há 43 anos, apenas, agora, com um pequeno limar de arestas, e embora irregular e nada perfeito, fique sendo sinceramente o mesmo, para ficar subordinado sempre ao aferimento daquela época, não se vendo, portanto, como obra literária que não é, mas simplesmente um livro em que um soldado relata o sacrifício, a miséria e os tormentos que passou para ajudar a cimentar o bom nome da terra querida em que nasceu e pôr ao serviço da sua Independência, do seu crédito e bom nome, o seu esforço, a sua mocidade, e o seu sangue. […] Enfim o presente livro é um detalhe, muito restrito, da guerra em África, nos anos de 1914-1918, … é um documentário da vida do Autor.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário