23 novembro, 2013

COSTA, Sousa – DRAMAS DA SERRA : novelas. Lisboa, Portugal-Brasil, [192-]. In-8º (19cm) de 183, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Obra dedicada a Lopes de Oliveira, e muito valorizada pela extensa dedicatória autógrafa do autor ao próprio Lopes de Oliveira.
Conjunto de contos serranos.
“Aquele dia de junho agonisava numa resignação de santidade. A luz fugia dos vales profundos, velava-o dos altos cabeços envolventes. As encostas, paramentadas de vinhedos, eram claras a nascente, a poente cobriam-se de poeira cinzenta do crepúsculo. Cá em baixo, na aldeia do Vidoêdo, na veiga dentre Douro e Rabagão, os socos dos camponezes no regresso da leiva ladravam contra o lajedo das ruas. Mugiam vacas, de têta inchada, no seu passo de procissão. Acamadas em rebanho, à frente do cão e do pastor, balavam ovêlhas.”
(excerto do 1.º conto, A Féra)
Novelas:
I - A Féra. II - David e Golias. III - As Feiticeiras. IV - A «benta» do Adro. V - A «benta» da Devesa. VI - Gladiadores. VII - Á hora da morte.
Alberto de Sousa Costa (1879-1961). Escritor português, bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra. “Na sua carreira literária, dedicou-se ao conto, à novela, ao romance, ao teatro, à crónica, à literatura de viagens e ao ensaio, tendo sido um excelente camilianista. Foi um ficcionista de reconstituição histórica e de pitoresco regional. Os seus cenários preferidos retratavam a burguesia coimbrã e os rurais da região do Douro.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário