21 novembro, 2013

A JUSTIFICAÇÃO D’UM DIREITO. Aos ex.mos srs. Senadores e deputados da Nação Portugueza : of. A Camara Municipal da Povoa de Varzim. Povoa de Varzim, Tip do “Comercio da Povoa de Varzim”, 1913. In-8º (18,5cm) de 8 p. ; [4] f. il. ; [2] mapas desdob. ; B.
Ilustrado com 4 fotografias de arruamentos assinalados para delimitação teritorial. Contém 2 mapas desdobráveis da Póvoa/Vila do Conde.
Pretensão poveira que reclama a integração no seu concelho de Poça da Barca, Cachinas (Caxinas), Regufe e outras localidades do concelho vizinho, Vila do Conde.
“A Povoa de Varzim, um burgo que ainda ha 100 annos contava apenas 4.000 habitantes, é hoje a primeira vila do pais, com uma população permanente de 15.000 habitantes, além de uma população fluctuante, aproximadamente de 30.000 forasteiros, que anualmente a frequenta na epoca balnear.
Apezar da enorme emigração para o Brazil, a sua população aumenta espantosamente de ano para ano.
O seu progresso é tal que, quem conheceu esta vila ha trinta anos, dificilmente a reconhece agora.
Cortaram-se amplas ruas e avenidas, estabeleceu-se uma arborisação abundante, canalisou-se agua municipal por todas as artérias, completou-se um sistema de esgotos, etc, etc. possue um lyceu Municipal, e tem muitas escolas tanto do sexo masculino como do feminino.
A sua população, sempre crescente, não póde expandir-se, tão apertados são os seus limites.
Pertencente outr’ora a Vila do Conde, de cuja comarca está separada apenas desde 1876, tão apertados são os limites do seu concelho que parte da villa da Povoa de Varzim é pertença de Vila do Conde!”
(excerto do texto)
Exemplar em bom estado geral de conservação.
Invulgar.
Com interesse regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário