25 novembro, 2013

TORREZÃO, Guiomar – NO THEATRO E NA SALA. Com uma carta-prefacio de Camillo Castello Branco. Lisboa, David Corazzi, 1881. In-8.º (21cm) de 326, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Colecção de crónicas. Um dos livros mais estimados da bibliografia da autora. Muito valorizado pelo prefácio de Camilo.
“Aqui, n’este paiz – como v. ex.ª decerto não crê – ha tanto lyrismo e tamanha necessidade de o exhuberar em caçoulas de perfumarias, que os lyricos, se uma senhora se faz, em vez de idolo, sacerdotiza – em vez de poetizada, poeta – logo se consternam, cuidando que se lhes apaga uma estrella no seu olympo, e que, d’aqui a pouco apenas lhes será permittido fazer sonetos ás senhoras que tiverem accessit no acto de mathematica. […] Parece, todavia, que eles, os letrados, se temem d’isso, a julgar pela malquerença com que os vejo contender com poetizas e romancistas!
Publica-se tanta parvoiçada do meu sexo licenciada e gabada pela critica!
Inliçam-se e subornam-se tantas condescendencias entre os mestres da arte e os remendões que recortam tombas em velhas botas de escriptores esquecidos ou obscuros para armarem tenda de feira da ladra sem que lhes grite a consciência da ladroeira!
E ninguém lhes desluz a fama nem lhes deita ventosas nas congestões de orgulho!
Quantos escriptores de primeira ordem escrevem em Portugal como v. ex.ª? Quem póde dar exemplo de elegância de estylo, de profundeza e variedade de idéas indicativas de leitura vasta e methodica? Cada livro de v. ex.ª é um aperfeiçoamento que vai justificando os vaticinios dos que lêram as suas estreias balbuciantes.”
(Excerto do prefácio)
Guiomar Delfina de Noronha Torrezão (1844-1898). "Escritora portuguesa. Desempenhou um importante papel no universo da escrita luso-brasileira: foi ficcionista, poetisa, dramaturga e ensaísta. Foi uma mulher muito além de seu tempo, lutando contra todos os preconceitos e enfrentando sempre de cabeça erguida todos os dissabores de uma sociedade machista. Não escrevia apenas para entreter, pelo contrário, escrevia principalmente para instruir as mulheres do seu tempo…
O livro No Teatro e na Sala, obra prefaciada pelo escritor Camillo Castelo
Branco, que reunia um conjunto de contos, um texto dramático e vários artigos críticos, é editado em 1881.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Páginas algo escurecidas em partes do livro.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário