09 novembro, 2013

MORAES, Wenceslau de – CARTAS DO JAPÃO. II. 2.ª serie – 1909-1910. Lisboa, Portugal-Brasil : Sociedade Editora Arthur Brandão & C.ª, [191-]. In-8º (19cm) de 210, [2] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
A visão do mundo, e do Oriente em particular neste conjunto de crónicas e histórias pela pena inconfundível pelo nosso orientalista de referência.
Algumas matérias abordadas:
Os direitos da mulher japoneza… o casamento, o divorcio.
O grande incendio de Osaka.
O cruzador Rainha D. Amelia em Yokohama
O general Noghi; perito na guerra e distincto na arte da poesia.
O salteador mais famoso do Japão; os seus crimes; a poesia que elle proferiu á hora da morte.
A viagem do S. Gabriel á roda do mundo [e a sua estadia em terras nipónicas]; outros navios de guerra portuguezes.
O jujutsu e o seu equivalente judô; a historia de um dos primitivos mestres do judô, Shirabsi Akiyama.
“A Paz do mundo suggeriu, ha alguns dias, a um jornal inglez publicado no Japão – The Japan Chronicle – asssumpto para um longo artigo de fundo, abundante em considerações sobre a materia; e, após a leitura do artigo referido, vem igualmente suggerir-me assumpto para umas ligeiras referencias.
N’estes ultimos anos, em que a propaganda pacifista se vem mostrando tão activa, é licito perguntar se os seus esforços alguma coisa hão conseguido, no sentido de pôr côbro aos grandes armamentos e aos preparativos bellicosos. A resposta é negativa.
Os armamentos, marítimos e terrestres, augmentam immensamente, de anno para anno. Todos os governos e todos os soberanos entoam deliciosissimos discursos na glorificação da paz, mas todos se preparam para a guerra.”
(excerto do Cap. I, Referencia á propaganda pacifista e á febre dos armamentos)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta falhas de papel no canto superior esq. e no canto inferior dto.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário