12 novembro, 2013

COMEMORAÇÕES CENTENÁRIAS. Programa Oficial : 1940. [Lisboa], Secção de Propaganda e Recepção : Comissão Executiva dos Centenários, 1940. In-4.º (25cm) de [100] p. ; [1] desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Capa e Planta de Fred Kradolfer.
Ilustrações de Bernardo Marques e Carlos Botelho.
Fotografias de Horácio Novaes, Judah Benoliel e Carvalho Henriques.
Contém desdobrável com planta do recinto da Exposição.
Bonita edição impressa em papel de qualidade extra, superiormente ilustrada com desenhos e fotografias a p.b.
“Resolveu a Comissão Executiva, a que tenho a honra de presidir, que se publicasse, além da edição de vulgarização que corre impressa em várias línguas, uma edição especial do programa das Comemorações, destinada a perpetuar, nas bibliotecas, arquivos, museus e outras instituições congéneres de Portugal e dos países estrangeiros, a memória do nosso jubileu nacional, e a tornar conhecida, na sua expressão sinóptica, a forma porque os portugueses de 1940 conceberam e levaram a efeito a celebração dos oito séculos de existência histórica da Nação.
Essa concepção é, aliás, simples. No presente ano, rico de efemérides, três factos dominantes se comemoram: a fundação da nacionalidade (1140); os fastígio do Império (1540); a restauração da independência depois do colapso de sessenta anos representado pela monarquia dualista (1640). Consequentemente, o programa estabelece a sucessão lógica de três Épocas: a Época medieval; a Época imperial; a Época brigantina (regresso à plenitude da soberania sob a égide da estirpe de Bragança). E, atendendo a que outros actos e solenidades se situavam, no programa calendário, fora destas três épocas, previu-se a organização de um período intermédio no qual se incluiu, entre outras celebrações, a do sexto centenário da batalha do Salado, em que Portugal eficazmente colaborou na defesa da Espanha cristã (1340).”
(Excerto da introdução de Júlio Dantas)
Exemplar brochado, com as folhas unidas por cordão, em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário