13 novembro, 2013

FIGUEIREDO, Fidelino de – PORTUGAL NAS GUERRAS EUROPÊAS. Subsidios para a compreensão dum problema de politica contemporanea. Lisboa, Livraria Classica Editora de A. M. Teixeira, 1914. In-4º (22,5cm) de 84, [4] p. ; B.
Estudo do autor identificando causas e consequências históricas para a nossa participação nas guerras europeias, no limiar de mais um confronto bélico; a mais que provável intervenção portuguesa, e em que moldes.
“A guerra actual é ainda um episodio – oxalá que o maximo e o ultimo! – dessa expansão quasi irresistivelmente poderosa da Allemanha e dessa rivalidade moral e economica com a França e a Inglaterra. Preparando-se de longa data para o assalto, pela mais apurada organização militar, que se tem visto em todos os tempos, a Allemanha julgou azado o momento de empolgar a suprema magistratura politica da Europa…”
(excerto do texto)
Matérias:
Preliminares. I – A politica diplomatica de Portugal depois da Restauração. II – Portugal na guerra da successão de Espanha. III – Portugal e a guerra dos sete anos. IV – Portugal nas colligações contra a França Revolucionaria e Napoleão I. V – Conclusões. VI – O problema actual.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse rasurada na capa, f. rosto e 1ª p. texto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário