30 novembro, 2013

FARIA, Antonio de Portugal de – ADAMASTOR : notas para a historia do cruzador de guerra portuguez construido pela Grande Subscripção Nacional a favor da defeza do paiz. Centenario da India. Leorne, Typographia de Raphael Giusti, 1898. In-4.º (22,5cm) de 19, [1] p. ; B.
Raríssimo opúsculo, impresso em Itália, que dá conta de “d’uma serie de materiaes para a historia do nosso cruzador”, incluindo o nome de todos os tripulantes, os seus postos e categorias.
“Teve Livorno a preferência para nos seus estaleiros – na conceituada casa dos Fratelli Orlando – construir o elegantissimo cruzador de guerra, que a Comissão Executiva da Grande Subscripção Nacional a favor da defeza do paiz, poude realisar com o auxilio de 38.000 subscriptores.
Como o Adamastor anda ligado à Bibliographia do nosso grande poeta nacional, aqui damos noticia aos colleccionadores, dos albums de photographias, cartazes, pequenos impressos, convites, menus, etc. relativos ao nosso navio de guerra.”
(excerto do texto)
“O «Adamastor» foi um cruzador da Marinha Portuguesa , construído nos Estaleiros Navais de Livorno, Itália em 1896 e financiado pelas receitas proveninentes de uma subscrição pública organizada como resposta portuguesa ao Ultimato britânico de 1890.
O Adamastor desempenhou um papel importante no golpe de 5 de Outubro de 1910 que levou à implantação da República Portuguesa, sendo responsável pelo bombardeamento do Palácio Real das Necessidades, a partir do Tejo.
Durante o seu período de serviço, o Adamastor percorreu em missões de soberania quase todos os territórios ultramarinos portugueses desde Angola a Timor. Também fez várias visitas oficiais a países estrangeiros, como o Brasil ou o Japão.
Em 1913, o seu comando é entregue ao Capitão João Canto e Castro, futuro Presidente da República, que o vai buscar a Macau.
Na Primeira Guerra Mundial o Adamastor tomou parte activa nas operações militares contra os alemães, no norte de Moçambique (foz do rio Rovuma).
Foi desactivado em 1934 e vendido à marinha mercante.”
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Falhas de papel na capa.
Raro e muito curioso.
25€

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