07 novembro, 2013

LIMA (J. David Airada), Camara - CARTAS A MULHERES E BILHETES A TODA A GENTE. Porto, Livraria e Imprensa Civilisação : Americo Fraga Lamares & C.ª, L.da, 1926. In-8.º (19 cm) de 271, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Crónicas satíricas da vida pública e política nacional em época de grande turbulência.
"Lisboa n'esta epocha, é verdadeiramente insuportavel. Ella é sempre pouco suportavel, com as suas ruas pessimamente calçadas e sujas, com a falta de illuminação, sem policia, com um automobilismo de doidos ou scelerados - á escolha do freguez - e outros berbicachos que não ocorrem agora. Mas n'esta epocha é fedorenta. [...] Agora mesmo leio no Diario de Noticias que na Avenida Duque d'Avila esteve durante cinco dias um gato morto. Cinco dias, um gato morto á torreira do sol, n'uma avenida!
Agora me lembro que o caso não é para espantos. Durante doze dias esteve morto e insepulto o ultimo ministerio, sem que se ouvisse qualquer reclamação.
E um ministerio não é um gato nem dois, - são onze."
(Excerto de Lisboa fedorenta)
Teotónio Simão da Câmara Lima (Angra do Heroísmo, 1868-Lisboa, 1928). “Mais conhecido por Câmara Lima, foi um tradutor, jornalista e dramaturgo português. Estudou no Liceu de Angra do Heroísmo, mas não concluiu o curso por se ter mudado com a família para Lisboa. Em Lisboa trabalhou entre 1886 e 1916 como oficial dos Correios e Telégrafos ao mesmo tempo que desenvolvia uma intensa actividade como publicista, publicando em numerosos periódicos crónicas e artigos de costumes. Na imprensa revelou-se um humorista de grande finura de espírito, sendo um dos pioneiros do género em Portugal. Também publicou alguns artigos de cariz político, nos quais se revela apoiante de João Franco. Assinava algumas das suas colaborações com o pzseudónimo de J. David Airada. Foi memorável a sua colaboração no Correio da Manhã, de Lisboa, e no ABC e no Correio dos Açores, onde manteve uma secção intitulada Cartas ao meu amigo José Maria. Publicou várias obras, na sua maior parte peças teatrais, com destaque para as comédias, e compilações das crónicas publicadas na imprensa periódica.”
Encadernação de amador cartonada, em meia de sintético. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário