14 novembro, 2013

COSTA, Sousa – ILHAS DAS TRÊS FORMOSURAS. 1.º milhar. Lisboa, Guimarães & C.ª, [1929]. In-8.º (19 cm) de 247, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Do plano inicial de escrever sobre os Açores e a Madeira, o autor dedica o presente trabalho apenas à ilha açoriana de S. Miguel, remetendo para mais tarde as restantes ilhas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, plano que nunca viria a concretizar.
Matérias:
 – Bilhete postal – Madeira e Açores. – Na rota da Atlantida. – Atlantida ou Algarve? – Em Vila Franca do Campo. – Nas Furnas. – O Eremita das Furnas. – Os parques das Furnas. – Coimbra em Ponta Delgada. – Povoação e Nordeste. – As lendas do ilheu. – O Senhor da Pedra. – A subida á Lagôa do Fôgo. – A pesca do sargo . – O chá da Gorreana. – Ribeira Grande e Caldeiras de S. Vicente. – A indole do povo e a emigração. – A pesca da baleia. – A lenda das Sete Cidades. – As Sete Cidades. – A bórdo do «Providence».
Alberto de Sousa Costa (1879-1961). “Conhecido literariamente por Sousa Costa, foi bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, magistrado, escritor e académico. Começou a sua vida em Lisboa, onde foi secretário da Tutoria Central da Infância (1919) e do Tribunal do Comércio (1932). Nesse ano fixou-se no Porto, trabalhando no Tribunal de Execuções Fiscais. Escritor muito apreciado, de romances, evocações históricas, teatro e crónicas e de viagem. O seu romance Entre Duas Labaredas recebeu o prémio Ricardo Malheiro Dias, em 1952. Foi sócio do Instituto de Coimbra e da Academia das Ciências de Lisboa (1916). Visitou pelo menos duas vezes a Madeira e no Verão de 1928, demoradamente, a ilha de S. Miguel, escrevendo o celebrado livro de crónica de viagem, Ilhas das Três Formosuras, que versa essencialmente sobre a ilha de S. Miguel, suas paisagens e seus costumes.”
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Falha de papel importante no canto inferior direito da contracapa.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário