20 novembro, 2013

CARVALHO, Reis – A QUESTÃO DO ENSINO. Bases de uma reforma da instrução pública no Brasil. Rio de Janeiro, Tip. do Jornal do Comercio, de Rodrigues & Comp., 1910. In-4º (22,5cm) de VI, 88, [2] p. ; B.
“Como de novo se discute a velha questão da reforma do ensino, pareceu-nos oportuno e util reunir em volume o que publicámos na Kosmos, em Julho e Outubro de 1907.
A esta publicação, sumário esboço de uma situação atual do debatido problema, juntamos mais dous trabalho análogos, que escrevemos como membro do Centro Republicano Conservador.
De todos conclue-se que a verdadeira reforma do ensino é um problema cuja solução definitiva escapa ao Governo, está fóra da esfera do Estado, não compete ao Poder Temporal. Em todos fica patente que a reforma proposta tem caracter provisório; é apenas uma transação com os preceitos do nosso estatuto politico. Em todos o fim colimado é, sobretudo, a prática efetiva da disposição constitucional que, assegurando a liberdade de profissões, elimina consequentemente os privilegios de diplomas escolasticos ou académicos.
É possivel que muitos nos chamem demolidores ou demasiadamente adiantados e alguns, ao contrario, ainda nos achem atrazados; mas resta-nos a esperança de que ninguem, de boa fé, deixará de reconhecer o nosso desinteresse pessoal em pról do momentoso assunto.”
(excerto do prefácio)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas com defeitos; falha de papel no canto superior dto na capa.
Raro.
Com interesse para a história da educação brasileira.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário