05 agosto, 2011

GIRÃO, A. de Amorim – GEOGRAFIA HUMANA. Porto, Portucalense Editora, 1946. In-4.º (25,5 cm) de 383, [3] p. ; [VII] mapas ; [XCVI] estampas ; il. ; E.
1.ª edição.
Obra de referência neste ramo da Geografia. Edição cuidada, profusamente ilustrada com mapas a p.b. e a cores, com estampas em separado e 99 gravuras no texto.
Aristides de Amorim Girão (1895-1960). "Foi um geógrafo português de renome. Formou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde viria a ser professor e director. “Considerado uma autoridade científica no âmbito da Geografia de Portugal, colaborou em várias revistas eruditas, pertenceu a diversas agremiações científicas e participou em muitos congressos nacionais e internacionais. Deixou uma vasta obra, quer de material cartográfico, quer de monografias. Foi, essencialmente, com base nos estudos de Amorim Girão, sobre a divisão regional de Portugal, que foi traçada a divisão administrativa do continente em províncias, levada a cabo em 1936.”
(Fonte: wikipédia)
“Verdadeiramente, a geografia humana mostra-nos o que tem sido o trabalho do homem à superfície da terra, através dos vestígios materiais por ele deixados na paisagem. É a epopeia do Espírito escrita no grande livro da Natureza. Por outras palavras: é a nova página que o homem, pela sua actividade inteligente, acrescenta por assim dizer ao livro da Criação.”
(Excerto do prefácio)
Bom exemplar. Encadernação com lombada e cantos em pele e ferros a ouro na lombada; sólida, apresenta no entanto, sinais de uso nas charneiras, no topo e base da lombada, margens e cantos; miolo firme e íntegro, algo amarelecido, aqui e ali com pequenas manchas de oxidação; conserva a guarda anterior original.
Pouco comum.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário