17 agosto, 2011

CHAVES, Luís - RAÚL XAVIER : ESCULTOR ESTATUÁRIO. Lisboa, Bertrand Irmãos, Lda, 1946. In-fólio (38,5cm) de 31, [69] p. il. ; B.
Com um retrato de Raúl Xavier.
Valorizado por dedicatória autógrafa do autor ao "Exmº. Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa" [M. Gonçalves Cerejeira].
Raúl Xavier (1894-1964) foi um escultor português. Nascido em Macau, Raúl Maria Xavier foi discípulo do escultor Costa Mota (sobrinho). Desenvolveu uma obra escultórica de feição clássica, marcada pela serenidade e pela depuração das formas, tendo dedicado-se especialmente ao retrato em estátuas ou bustos." (wikipedia.com)
"É serena a Arte de Raúl Xavier. Impressiona sôbre tudo pela serenidade. [...] A impressão de calma, sugerida pelo artista, mantém-se nas almas, as nossas e a dêle, como pluma no vácuo. Há na obra de Raúl Xavier a alucinação da Arte, que se sublimou na serenidade contemplativa. A alucinação do movimento opõe-se, embora não distruindo a essêencia, a alucinação estática. A vertigem do movimento tem paralelo na tontura do sossêgo." (da obra)
Capas flexíveis plastificadas.
Exemplar em bom estado de conservação; pequena mancha de humidade no canto direito do pé da página, nas últimas folhas do livro.
Invulgar.
20€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário