13 agosto, 2011

COSTA, Sousa - PÁGINAS DE SANGUE : Brandões, Marçais & C.ª. Com uma carta zincogravada de João Brandão. 3ª Edição. 6º Milhar. Lisboa, Portugal-Brasil, [192-] In-8.º (19 cm) de 266 p. ; B.
Interessante subsídio para a história das Beiras e da banditagem que assolou a região a soldo de caciques locais na época da Guerra Civil.
Capa de Francisco Valença.
"[...] eu, e comigo por certo a maioria dos portugueses, mesmo os de certa cultura intelectual, julgava os Marçais, julgava especialmente os Brandões ferozes bandoleiros de estrada, notabilizados por crimes comuns de rara envergadura - embora os conhecesse dos contos dos meus serões à lareira transmontana. E assim, ao verificar um engano que não era apenas meu, que é de tanta gente, decidi desenterrar do pó que os subvertia e do êrro que os deformava êsses vultos sombrios de tragédia, afim de os repor no seu lugar e na sua fisionomia histórica. Não eram bandoleiros de estrada. Não praticavam, a não ser excepcionalmente, crimes comuns. Eram vultos de políticos, obedientes aos cânones da época, entregues à violência dos seus instintos, praticando crimes políticos."
(Excerto da Nota Final)
Exemplar em bom estado geral de conservação, apresenta pequenas falhas de papel nas margens.
Invulgar.
Com interesse histórico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário