03 agosto, 2011

MACHADO, Achilles - ELEMENTOS DE CHIMICA MINERAL E DE MINERALOGIA : POR... Capitão de Engenharia, Lente proprietario da cadeira de chimica mineral na Escola Polytechnica, Socio da Academia Real das Sciencias e do Instituto de Coimbra, etc. ENSINO SECUNDARIO OFFICIAL : IV CLASSE. Lisboa, Imprensa de Libanio da Silva, 1898. In-8º (21,5cm) de [4], 163, [1] p. ; il. ; E.
Aquiles Alfredo da Silveira Machado (1862-1942) foi um engenheiro militar (atingiu o posto de general) e académico português de relevo. "A vocação para o ensino demonstrada por Achilles Machado desde o início da sua carreira docente reflectiu-se nos manuais que escreveu e que marcaram uma época no ensino da Química em Portugal. Com efeito, Achilles Machado publicou uma vasta obra de textos de apoio às cadeiras que leccionava na Faculdade e igualmente compêndios para o ensino da Química no ensino secundário. [...] Considerado pelos seus pares como um professor e investigador exemplar, [...] se ao revisitar o percurso académico de Achilles Machado, mais de meio século após a sua morte, ainda restassem algumas dúvidas sobre a sua importância na sociedade da sua época, estas seriam facilmente dissipadas ao recordar as notícias sobre o seu falecimento publicadas nos jornais, e em particular a do jornal Diário de Notícias: “O general Achilles Machado, falecido subitamente na madrugada de ontem, era uma das mais prestigiosas e categorizadas figuras da vida científica, não só portuguesa mas europeia. Pode dizer-se que um escol de homens de ciência - médicos, professores, analistas, cirurgiões - deveu, durante perto de meio século, a este douto Mestre a sua preparação didáctica e profissional. Ao general Achilles Machado coube bem esta designação de Mestre, porque era conhecido junto de gerações sucessivas de discípulos” (memoria.ul.pt)
Encadernação editorial toda em percalina, sólida, apresenta sinais de desgaste no revestimento; assinatura de posse coeva, na guarda anterior.
Apreciado manual muito ilustrado no texto em bom estado geral de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário