23 agosto, 2011

PINTO, Silva - O RISO AMARELLO : POLITICOS, IMPOLITICOS E OUTROS. Lisboa, Livraria de A. M. Pereira-Editor, 1897- In-8 peq. (12,5cm) de [10], 413, [4] p. ; E.
1ª [e única] edição.
Curioso conjunto de crónicas da vida pública portuguesa - social e política - do final do século XIX.
António José da Silva Pinto (1848-1911) "Foi um crítico literário, ensaísta, dramaturgo e romancista português, da segunda metade do século XIX. Foi um dos principais doutrinadores do Realismo-Naturalismo, privilegiando a estética de Balzac, de cuja obra foi tradutor e grande admirador, e a crítica de Gustavo Planche. Depois de uma passagem pelo colégio de jesuítas de Campolide, começa a trabalhar como ajudante de despachante de alfândega. A partir de 1872, dedica-se ao jornalismo, estreando-se como colaborador no jornal O Trabalho e fundando, juntamente com Magalhães Lima, Gomes Leal, Guilherme de Azevedo e Luciano Cordeiro, a revista literária O Espetro de Juvenal. Ao longo da sua vida, deixará uma imensa colaboração dispersa por periódicos como O Ocidente, Jornal da Tarde, A Atualidade, A Voz do Povo, Revista do Norte e Revista Literária, parte da qual foi posteriormente recolhida nos três volumes dos Combates e Críticas. Em Espanha, combate ao lado dos republicanos contra os carlistas. Depois de uma estada de dois anos no Brasil, regressa a Portugal." (in infopedia)
Encadernação em meia de pele com ferros a ouro na lombada em bom estado de conservação; apresenta algum desgaste superficial na cartonagem, nos cantos e no topo e base da lombada; conserva as guardas originais.
Bom exemplar.
Raro.
35€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário