03 agosto, 2011

OLIVEIRA, Carlos de - ALCATEIA : ROMANCE. Coimbra, Coimbra Editora, 1944. In-8º (19cm) de 254, [2] p. ; B. Col. Novos Prosadores, 7.
"A capa dêste romance foi desenhada por [Vítor] Palla"
Carlos de Oliveira (1921-1981) foi um escritor português. "Em Coimbra que adquiriu o essencial da sua formação intelectual e ideológica. É considerado um dos principais representantes do movimento neo-realista. Colaborou nas revistas Altitude e Seara Nova e dirigiu durante algum tempo a revista Vértice."
"Em 1944, é apreendido este seu romance, o segundo, que em 1945 conhece nova edição com alterações, para não mais ser reeditado, por vontade expressa do Autor. (retorta.net)
A capa de Vítor Palla está referenciada na Ilustração e Literatura Neo Realista, sendo considerada uma das mais belas desta corrente literária.
Exemplar em bom estado geral de conservação, parcialmente por abrir, apresentando, no entanto, uma mancha de humidade nas capas, ao longo da lombada, quase imperceptível na capa anterior, mais visível na posterior; carimbo de oferta no anterrosto.
Invulgar e procurado.
40€

Sem comentários:

Enviar um comentário