09 agosto, 2011

QUEM É ALGUÉM (WHO'S WHO IN PORTUGAL) : DICIONÁRIO BIOGRÁFICO DAS PERSONALIDADES EM DESTAQUE DO NOSSO TEMPO : ANO DE 1947. Lisboa, Portugália Editora, 1947. In-8º grd. (25cm) de 673, [1] ; il. ; E.
"O que um país vale na actualidade é o que todos têm obrigação de saber. Como? Avaliando a sua capacidade económica, medindo o território que abrange, e admirando a paisagem? Sim! mas, no entanto, isso não basta; é preciso em primeiro lugar conhecer os homens que constituem a sua «élite» intelectual, pois é por eles que um território se torna nação respeitada e nobre. [...] É, portanto, necessário cosiderar, estudar e conhecer o homem da época actual. [...] O que devemos conhecer é aquela minoria de homens que lutaram até adquirir lugar na primeira fila social, que criaram uma bela e forte personalidade e que são, afinal, os que servem de cunho à História da sua pátria. É esta minoria constituída pelos intelectuais, pelos grandes médicos, artistas, engenheiros, advogados, pelos membros do governo e pelas altas figuras da igreja. É dela que este livro pretende dar notícia, para que o público tenha um conhecimento geral daqueles que são os condutores da nação." (da introdução)
Encadernação do editor inteira de pele com ferros a ouro nas pastas e lombada; impressão do texto a duas colunas.
Exemplar em bom estado geral de conservação, apresenta, no entanto, fissura vertical ao longo da lombada, junto à pasta anterior; algumas páginas (poucas) com notas a esferográfica relativas a algumas personalidades.
Curioso e muito invulgar.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário