16 agosto, 2011

CABRAL, Antonio - AS CARTAS D'EL-REI D. CARLOS AO SR. JOÃO FRANCO : Cartas d'El-Rei a José Luciano, - A Dictadura, - Os Adiantamentos, - O Regicidio. Lisboa, Portugal-Brasil, [1924]. In-8º (19cm) de 308, [3] p. ; [2] p. il. ; il. ; B.
Com os retratos do Rei D. Carlos e do autor em extratexto.
Contém fac-símiles das Cartas do Rei D. Carlos.
"As cartas de El-Rei D. Carlos, essas, sim, essas collocam em notavel relêvo um Chefe de Estado nobremente patriota, corajoso, cheio de bondade e de prudencia, dedicado aos negocios publicos, sempre votada á consideração que lhe mereciam as prosperidades, o prestigio e os progressos do seu reino. Ao travez dos periodos d'essas cartas, a figura do Rei excelso, aleivosa e covardemente assassinado, vê-se, cada vez mais subida, cada vez mais elevada, cada vez mais fazendo falta a esta nação desmedidamente infeliz! A essas cartas, principalmente, se deve o exito, a larga divulgação e o acolhimento, que teve o livro do sr. João Franco. O Rei, calumniado, diffamado, vilmente offendido, era - um homem!" (do prefácio do autor)
Exemplar em bom estado geral de conservação; capas ligeiramente oxidadas; rasgão na capa posterior sem perda de papel; pequena falha de papel no topo da lombada; assinatura de posse no anterrosto.
Invulgar, de grande interesse histórico e bibliográfico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário