20 agosto, 2011

AS GRANDES POLÉMICAS PORTUGUESAS. [Direcção Literária de Artur Anselmo ; Direcção Artística de Sebastião Rodrigues ; Prefácio de Vitorino Nemésio]. Lisboa, Editorial Verbo, 1964-1967. 2 vol. in-4º (27cm) de XIX, 429, [18] p. e 460, [18] p. ; mto il. ; E.
As Grandes Polémicas Portuguesas do séc. XII ao séc. XX, integram textos de autores de nomeada: Hernãni Cidade, José Vitorino de Pina Martins, Joaquim Veríssimo Serrão, David Mourão-Fereira, João Ameal, Tomás de Figueiredo, Jacinto do Prado Coelho, Moreira das Neves, João Bigotte Chorão, Jaime Nogueira Pinto, entre outros.
Belíssima edição de grande esmero e apuro gráfico impressa em papel de qualidade superior profusamente ilustrada a p.b. e a cores no texto e em colagens.
"O português gosta de ver um bravo, ou mesmo um louco, ao parapeito. A solidão moral de um Eurico, vítima sentimental de uma sociedade em crise de decomposição e seu objector de consciência, fez escola. O próprio Herculano, autor desta ficção, se encarregara de passá-la a situações reais e concretas da polémica. «Profeta» e «presbítero» vestiam a pele do panfletário. Assim, os seus sucessores na polémica civil e pessoal da literatura portuguesa não fizeram mais que carregar os traços e as cores de um tipo linguístico de combate por assim dizer congénito com o modo de ser nacional, que, em tensão pendular entre o lirismo e o sarcasmo, disfarça ou vela uma espécie de amor vital de ingenuidade inumana." (do prefácio)
Encadernações inteiras de pele com ferros a ouro nas pastas anteriores e nas lombadas em excelente estado de conservação.
Bons exemplares.
Edição apreciada e muito procurada.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário