13 agosto, 2011

NORONHA, Eduardo de - PINA MANIQUE : O intendente de antes quebrar... (2ª Edição). (Costumes, bandistismo e polícia no fim do século XVIII, princípios do século XIX). [Porto], Livraria Civilização, 1940. In-8º (19cm) de 238 p. ; E.
Diogo Inácio de Pina Manique (1833-1085), personagem controverso da cena lisboeta do séc. XVIII, princípio do séc. XIX, foi homem da confiança do Marquês de Pombal, que o nomeou superintendente geral dos contrabandos e descaminhos, e contador da fazenda. "Se Pina Manique era um revolucionário como seu grande mestre marquês de Pombal, era o também como ele, sem o suspeitar, e ninguém havia que fosse mais ferrenho inimigo da revolução e da liberdade." (www,arqnet.pt) Viria a ser nomeado para o cargo de Intendente Geral da Polícia da Corte e do Reino, em 1780, no reinado de D. Maria I, cargo que, como todos os outros, desempenharia zelosamente...
Eduardo de Noronha (1859-1948), escritor, jornalista e tradutor português, foi autor de uma vasta obra tendo-se destacado, sobretudo, como romancista histórico, sendo um dos autores mais profícuos e importantes da literatura nacional na primeira metade do século XX.
Primorosa biografia do Intendente de antes quebrar... de grande interesse histórico e biográfico.
Belíssima encadernação com lombada e cantos em pele castanha e ferros a ouro na lombada; conserva as guardas originais; exemplar aparado.
Bom estado de conservação.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário