15 agosto, 2011

CAEIRO, José - HISTÓRIA DA EXPULSÃO DA COMPANHIA DE JESUS DA PROVÍNCIA DE PORTUGAL (SÉC. XVIII). Volume I [e Volumes II e III]. Tradução portuguesa por Júlio de Morais e José Leite. Lisboa/São Paulo, Editorial Verbo, 1991-1999. 3 vol. in-8º grd. (23,5cm) de 335 p. (1º vol.-Livro I), 378 p. (2º vol.-Livros II e III) e 406 p. (3º vol.-Livros IV e V) ; B.
Escrita em Latim, com o título original De exílio Provinciae Lusitanae Societatis lesu Libri Quinque, esta História permaneceu inédita até à actualidade no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria, códs. 2600-2601.
"A expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal e a extinção da Companhia de Jesus, 14 anos depois, pelo Papa Clemente XIV, ainda hoje são motivo de larga controvérsia. Do muito que se escreveu sobre a matéria torna-se agora acessível ao estudioso uma peça inédita e de extrema importância. É o relato completo e minucioso das perseguições que sofreram o Padre José Caeiro e os seus irmãos da Ordem. Desde o seu retiro em Campolide e da sua prisão na Casa do Noviciado, em que foi anotando com a maior cautela e escrúpulo todas as notícias que lhe chegavam de fora, tendo organizado uma verdadeira rede de informadores fiéis e dedicados que iludiam a vigilância das tropas que rodeavam a Casa, até ao exílio em Itália, colhendo aí da boca dos que iam chegando notícias promenorizadas, Caeiro acumulou ao longo dos últimos 34 anos da sua vida uma soma de informações que constituem hoje o maior contributo para a história das perseguições movidas contra os jesuítas portugueses. É do próprio manuscrito da obra relativa à expulsão da Companhia de Jesus de Portugal, conservado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, que se reproduz a [presente obra], que inclui os cinco livros que nos deixou sobre este tema." (da sinopse da obra)
Excelentes exemplares, como novos. A assinalar, apenas uma assinatura de posse datada na folha de guarda (em bco) nos 3 volumes.
Obra esgotada, de grande interesse histórico e bibliográfico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário