16 janeiro, 2026

VEIGA, Sebastião Philippes Martins Estacio da -
PROJECTO DE LEGENDA SYMBOLICA PARA A ELABORAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA CARTA DE ARCHEOLOGIA HISTORICA DO ALGARVE. Submetido ao exame Da Academia Real das Sciencias de Lisboa, dos Instittutos scientificos e litterarios, dos Archeologos e Escriptores Portuguezes que se occupam de estudos archeologicos, geographicos e historicos a fim de poderem indicar quasquer outras antiguidades historicas de Portugal que não estejam symbolisadas nos quadros respectivos ás já classificadas no territorio do Algarve. Por... Socio Correspondente da Academia Real das Sciencias e da Sociedade de Geographia de Lisboa, etc. Lisboa, Typographia da Academia Real das Sciencias, 1885. In-4.º (24x16 cm) de 11, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Importante projecto arqueológico, pioneiro, com interesse para a história da região algarvia.
Ilustrado no texto com lista de "sinais" (desenhados) - Signaes radicais, e, na página seguinte, com quadro-complemento alfa numérico - Quadro dos tempos, edades, periodos e épocas a que pertencem as antiguidades historicas descobertas no Algarve.
Nas mais adiantadas nações, em que os estudos da archeologia monumental vão logrando incalculavel progresso, está reconhecida, como indispensavel, a utilidade das cartas archeologicas, porque são estas cartas a base fundamental adoptada para o reconhecimento e manifestação das antiguidades de cada território, o quadro synoptico dos seus monumentos e o repertorio ou indice remissivo dos logares que ficaram caracterisando as nacionalidades extinctas. [...]
Com referencia ao Algarve, dividi os tempos historicos, comprehendendo a instituição da monarchia portugueza, em tantos periodos, quantas foram as nacionalidades que senhorearam aquelle territorio, sendo cada perioso subdividido em épocas e estas representadas por seus mais typicos caracteristicos..."
(Excerto do Projecto)
Sebastião Philippes Martins Estácio da Veiga (1828-1891) foi um importante arqueólogo e escritor português. Natural de Tavira, estudou no Liceu de Faro, frequentou a Escola Politécnica de Lisboa, e seguiu a carreira de oficial de secretaria da Sub-Inspecção Geral dos Correios e Postas do Reino.
Em 1876, após as fortes cheias ocorridas no Algarve, o gabinete de Fontes Pereira de Melo encarrega-o de fazer o levantamento dos vestígios arqueológicos que ficaram a descoberto, tanto nesta região (como as ruínas de Milreu), como no Alentejo. O resultado do seu trabalho dará origem à Carta Arqueológica do Algarve (1878), culminando na fundação do Museu Arqueológico do Algarve, em Lisboa. No ano de 1880, Estácio da Veiga secretaria o Congresso Internacional de Antropologia e de Arqueologia Pré-Histórica, em Lisboa."
(Fonte: https://fchs.ualg.pt/estacio-da-veiga)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário