23 janeiro, 2026

VALLE, Henrique Pereira do -
SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA ARTILHARIA PORTUGUESA.
[Por]... General. Lisboa, [s.n. - Tip. Duarte, Lda. - Lisboa], 1963. In-4.º (23x17,5 cm) de 14, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante estudo sobre as novas bocas de fogo que equiparam o exército português no período da Restauração da independência, importantes pela sua portabilidade e facilidade de manejo face ao existente até aí.
Opúsculo ilustrado com 4 figuras de peças de fogo, uma delas em página inteira: duas reproduções de estampas antigas, uma fotografia e um desenho esquemático.
"O aparecimento em Portugal, durante a Guerra da Restauração, das peças de panela correspondeu à necessidade de uma artilharia suficientemente potente, em alcance e calibre, com a mobilidade precisa para acompanhar a infantaria, quer em combate quer nas marchas itinerárias.
A artilharia desta época, pelo seu peso, estava impossibilitada de fazer mudanças de posição durante o combate e de, pela sua reduzida velocidade de marcha, acompanhar a infantaria.
Várias tentativas foram feitas, sem grandes resultados, para diminuir o peso das bocas de fogo, conservando estas, no entanto, o alcance e potência das peças clássicas de igual calibre mas de muito maior peso."
(Excerto do Estudo)
Exemplar em brochura, bem conservado. Cadernos separados das capas.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário