22 janeiro, 2026

AZEVEDO, J. Lucio de -
OS JESUÍTAS E A INQUISIÇÃO EM CONFLITO NO SÉCULO XVII. Por...
Lisboa, Academia das Sciências de Lisboa, 1916. In-4.º (23x14,5 cm) de 29, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante subsídio para a história das relações entre a Companhia de Jesus e a Inquisição, e o poder político no Portugal de seiscentos, consubstanciada em documentos, muito deles inéditos, - cartas, projectos, pareceres, etc.
"[...] Desde o tempo de D. João III se repartyia entre o Santo Ofício e a Companhia de Jesus, o predomínio da política e na pública administração. Na primeira entrada manifestou-se o Tribunal da fé infenso àqueles que se propunham participar na tarefa de zelas a pureza da crença e a autoridade da Igreja. Era o rosnar do mastim, cioso de outro adventício que se lhe aproxima do pôsto. [...]
No período dos Filipes a fusão de interêsses foi completa. O govêrno espanhol cometera a leveza de agravar o clero em geral, e particularmente o Santo Ofício, lesando um e outro nos bens materiais, de que sempre foram as corporações eclesiásticas assás ciosas; a êste exigindo-lhe tornas dos confiscos na fortuna dos hereges, àquele em lhe impôr tributos de que se cria privilegiado, e esbulhá-lo de propriedades, provenientes de legados e doações, insubsistentes perante a lei. É certo que o Santo Ofício se não manifestou de modo ostensivo; mas lá estavam por êle os domínicos, que de mão dada aos jesuítas prepararam em esfôrço comum o movimento de Évora em 1637, e em seguida a revolução restauradora."
(Excerto do Ensaio)
João Lúcio de Azevedo (1855-1933). "É considerado um dos maiores historiadores portugueses do início do século XX, cuja obra continua a ser regularmente publicada. Viveu em Belém do Pará, no Brasil, e em Paris, França. Mas foi quando regressou a Portugal que dedicou mais tempo à escrita. Entre as suas obras contam-se os livros O Marquês de Pombal e a Sua Época, História de António Vieira, A Evolução do Sebastianismo, Histórias dos Cristãos-Novos Portugueses e Épocas de Portugal Económico."
(Fonte: Wook)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário