04 janeiro, 2026

CRUZ, Francisco Manso Preto - PAIVA COUCEIRO : POLÍTICO-MILITAR-COLONIAL
. Lisboa, Edição do Autor, 2.ª edição, 1944. In-4.º (24x17 cm) de 132, [12] p. ; il. ; B.
Importante subsídio biográfico em homenagem a Henrique de Paiva Couceiro, conhecido militar português, vulto da causa monárquica, publicado no ano do seu falecimento.
Obra impressa em papel de superior qualidade, ilustrada no texto e em página inteira com retratos, documentos e autógrafos fac-símile.
"A biografia de Henrique Mitchell de Paiva Couceiro é um exemplo formidável de Dignidade nacional que os portugueses devem trazer sempre na alma.
O Homem, o Pai, o Marido, o Militar, o Colonial, o Católico, o Patriota e o Amigo atingiram em Paiva Couceiro a máxima perfeição.
A sua admirável Visão Política , anunciando em 1910 a decadência da Pátria e a perda das Liberdades, é hoje uma realidade impressionante...
MORREU O ÚLTIMO PORTUGUÊS FEITO NO BRONZE DO ILUSTRISSIMO AFONSO DE ALBUQUERQUE."
(Excerto da Introdução)
Henrique Mitchell de Paiva Couceiro (1861-1944). "Foi um militar, administrador colonial e político português que se notabilizou nas campanhas de ocupação colonial em Angola e Moçambique e como inspirador das chamadas incursões monárquicas contra a Primeira República Portuguesa em 1911, 1912, e 1919. Presidiu ao governo da chamada Monarqauia do Norte, de 19 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 1919, na qual colaboraram activamente os mais notáveis integralistas lusitanos. A sua dedicação à causa monárquica e a sua proximidade aos princípios do Integralismo Lusitano, conduziu-o por diversas vezes ao exílio, antes e depois da instituição do regime do Estado Novo em Portugal."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar em brochura, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário