11 janeiro, 2026

NERY, Antonio Joaquim -
O GAIATO DO TERREIRO DO PAÇO, OU O GIL BRAZ PORTUGUEZ.
Pelo author dos Oculos da Velha. Tomo I [II; III; IV]. Lisboa, Typographia Nryana, 1845. 4 vols in-8.º (15,5x10 cm) de 413, [1] p. (I) - 412, [4] p. (II) - 413, [3] p. (III) - 445, [3] p. (IV) ; E.
1.ª edição.
Curioso romance histórico em 4 volumes (completo), cuja acção decorre na Lisboa de setecentos. Apesar de publicado anónimo, conhece-se o seu autor - António Joaquim Nery.
Obra rara, não mencionada na BNP, publicada pouco depois do Eurico de Herculano, obra icónica, das mais antigas neste género de literatura.
"O tanger do sino grande (não hera o dos Capuchos, mas do convento R.***) marcando as doze horas da noite, annunciava áquelles dos oradores de Lisboa nos bairros proximos á habitação dos bons padres, estar acabado o segundo dia de desvairada folia; que ia seguir-se-lhe o terceiro, o qual hera como a corôa do delírio nesse bom tempo... Vinte e quatro horas mais e começava a quaresma de 1700... e tantos.
Dava por a meia noite: finalisára o dia 2 de Fevereiro, e hera ja aquelle, em que a Igreja celebra a festividade do milagroso S. Braz, advogado contra os perigosos apertos do esophago, laringe, e faringe, o que tudo quer dizer garganta; e a tal hora ignorâmos se o sino, continuando a tanger, chamava os frades ao côro, ou se hera por simples formalidade, guardando a etiqueta dos toques, e que os bons padres tivessem bul de dispensa; isto na verdade não ha cousa, que mereça ser esmiuçada; rezassem, ou estivessem dormindo, nada faz ao caso; fora do local he provavel que não estivessem; mas emfim bom he não affirmar cousas, de que não ha verdadeiro conhecimento: muito mais que por serem padres, isso não... emfim os frades tambem são homens... e huma entrudada...
O certo de tudo isto he que á bulha de grandes pancadas soando na porta de ferro, que fechava os altos muros do adro, acorda o porteiro, e, não muito contente por lhe perturbarem o sancto repouso, ainda se arramancha sobre... sobre o que? sobre cortiças?.. revolve a cabeça sobre a pedra?..., Não, he de suppor que o reverendo masmarro descançasse o corpo em bom colxão de lã e travesseiro analogo, e abaffado com bons cobertores... [...]
A repettição das pancadas na porta de ferro fez julgar ao porteiro que não podia escapar ao incommodo d'erguer-se, e o fez, não apressado; mas finalmente sahio fóra, amantilhado no borel, e a cabeça resguardada no bicado capuz, e, tambem não apressando muito o passo, chegou ao cimo do muro, e d'alli sem enchergar, pois a noite estava bastante escura, perguntou: - "Quem está ahi?
- Sou eu, senhor padre Jeronymo" responde huma vóz de mulher, mas dolorida, como quem vinha afflicta... fraca mesmo. - "Sou a Leocadia, creada da senhora D. Valeriana."
(Excerto de Entrada)
"Nhôa devota! huma esmolinha á céguita? hum pocadinho de pão a mim, ao pequeno! dá? F...i...o! f...i...o!"
Esta parlenda commotora não teve resposta de prompto, porem os dois assovios, com que a findou, quasi tão alentados, como os de hum guardador de gado, determinando o movimento ao seu rebanho, de tal modo aturdirão a palmilhadeira, que, levando aos mãos aos ouvidos, grita, zangada: - Jesus! Sancto Nome de Jesus! o rapaz he um demonio! vejão os guinchos, que dá!?... fez-me perder duas malhas n'este acrescente!"
(Excerto do Capitulo I - Oito annos depois.)
António Joaquim Nery (1798-1866). "Natural de Lisboa, e nascido pelos annos de 1798 - E.
O Campeão Lisbonense. Lisboa, Typ. Patriotica 1822 a 1823 foi. - D'este jornal politico, de que foi redactor, offereceu elle uma collecção ás Cortes em 24 de Dezembro de 1822, como se vê no Diario do Governo n.° 304 de 26 do dito mez.
No mesmo anno escreveu e publicou alguns pequenos opusculos ou pamphletos políticos, taes como A Visão, O Anão demonstrador etc, que sahiram anonymos e foram impressos na mesma officina, em 4.º.
Traduziu, e fez imprimir na typographia de que era proprietario, rua da Prata n.° 17, durante os annos de 1841 a 1850, no formato de 8.°, a maior parte dos Romances de Paulo de Kock, a saber:
A Casa Rranca - O Coitadinho - O Homem dos três calções - 0 meu visinho Raymundo - Este Senhor!- A Donsella de Beüeville - Irmã Anna - O Barbeiro de Paris - Georgetta - Bigode - A Mulher, o Marido e o Amante - O Homem da Naturesa - A Leiteira de Montfermeil - Magdalena - O Senhor Dupont - Andre o saboyano - A Familia Gogó - Sem gravata - João - Um Joven Encantador - Irmão Tiago - O Amante da Lua etc.
Traduziu egualmente de Frederico Soulié:
Memorias do Diabo. Lisboa, na mesma Typ. 1842-1843. 8.° 8 tom.
Alem d'estas, compoz no mesmo estylo e gosto dos auctores traduzidos:
Robineau e Fifina, para servir de sequencia á Casa Branca de Paulo de Kock. Ibi, 1845. 8.° 4 tomos.
Os Oculos da Velha, ou a lente maravilhosa. Romance critico e original por... Auctor Novato. Ibi, 1844. 8.° 4 tomos.
O Gaiato do Terreiro do Paço, ou o Gil Braz portuguez, pelo auctor dos Oculos da Velha. Ibi, 1845. 8.° 4 tomos."
(Inocêncio, Vol. I, pp. 164)
Encadernações coevas meias de pele com ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplares em razoável estado geral de conservação. Cansados, envelhecidos. Pastas e lombadas apresentam falhas no revestimento. Assinatura de posse na f. rosto dos 4 vols, sendo que o 1.º está pejado de "gatafunhos". Com pequeno trabalho de traça, junto ao festo, visíveis nas primeiras 16 folhas do vol. I, e 30 folhas à cabeça, no vol. III, em ambos os casos sem prejuízo da mancha tipográfica.
Raro.
100€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário