01 janeiro, 2026

CHAVES, Luís -
O AMOR PORTUGUÊS. O namoro - o casamento - a familia.
(Estudo ethnographico). Lisboa, Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira, 1922. In-8.º (19x12,5 cm) de 166, [6] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso estudo etnográfico sobre o amor e a vida familiar entre nós.
"Falla-se de amores, evoca-se o nacionalismo e com elle a familia.
A familia é a forma vincular da adaptação do homem ao tempo e ao espaço. Onde quer que o homem viva e aonde chegue, elle procura por tendencia natural constituir familia, e só a má fortuna, ou o mau conselho, que tudo espedaça e perverte, a pode afastar do seu ambiente e fundamento basilar, desmanchando-a na essencia instintiva e logica.
A grandêsa superior da familia está na estabilidade moral da sua instituição. Tanto maior será o seu valor moral, quanto melhor fôr a natureza intima do espirito orientador e da formula realizadora. O culto da familia é o culto da solidariedade no espirito e no sangue de todos os componentes della.
De todo o tempo, o homem procurou na mulher não só a companheira de alma e corpo, mas sobre tudo a agente do lar, na intimidade domestica da familia. O sentimento do sexo é idealizado na poesia, com que o homem cobre de imaginação o decorrer da vida. A dedicação espiritualiza e o instinto embelleza-se nella. [...]
O instinto da familia assentou no culto da mulher. É por ella que o homem soffre o imperio das paixões, e sente essa lucta secreta, que o humilha nos seus intentos ou o encanta na aspiração do espirito. Quantas vezes por elle se obceca e vae para o crime loucamente!"
(Excerto do Preâmbulo)
Indice:
1.ª Parte - O Namoro: I - O "Derrêtte». II - Os Santos Casamenteiros. II - Symbolismo Amoroso.
2.ª Parte - O Casamento: I - Preliminares. II - A noiva. III - A Casar. IV - Depois.
3.ª Parte - O Lar da Familia: I - A Casa. II - Em Familia. III - Os Filhos.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e etnográfico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário