30 junho, 2025

ÁVILA, Ermelindo -
TEMÁTICA BALEEIRA NA LITERATURA AÇORIANA.
Separata da Revista «Insvlana». Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1991. In-8.º (21x15 cm) de 36, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante ensaio sobre a ligação da "indústria" baleeira, actividade com raízes profundas na cultura açoriana, à literatura, sob qualquer forma e género de escrita.
Tiragem limitada a 200 exemplares.
Livro ilustrado em página inteira com uma imagem de Nossa Senhora - Padroeira dos Baleeiros.
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Dr. Manuel Fidalgo.
"A bibliografia açoriana, se não é muito vasta (e até julgo que o é, se atentarmos nas imensas dificuldades que normalmente condicionam a publicação de trabalhos de qualquer dos nossos escritores); a bibliografia açoriania dizia, é rica e diversificada no tratamento da temática baleeira. Ela estende-se pela história, pela narrativa, pelo conto, pela crónica, pelo romance e pela poesia.
Todavia, quanto de esforço intelectual e material não representa um livro açoriano até que, modesto e tímido, possa aparecer nas estantes das livrarias comerciais!
Vitorino Nemésio foi poeta e escritor de renome internacional porque em Angra do Heroísmo, terra natal do consagrado Mestre, existiu um Manuel Joaquim de Andrade que lhe editou, em 1916, os primeiros versos - «Canto Matinal»."
(Excerto do Estudo)
Ermelindo Ávila (1915-2018). "Nasceu na Vila das Lajes do Pico, Ilha do Pico, Açores, a 18 de Setembro de 1915. É um dos mais proeminentes cidadãos lajenses. Desempenhou na sua centenária vida vários cargos públicos de relevo, tendo sido homenageado com a Comenda da Ordem de Mérito e várias outras distinções oficiais. É um nome incontornável da cultura açoriana, com quase três dezenas de livros publicados e um sem número de artigos dispersos nos mais importantes órgãos da imprensa local e regional, nas áreas da história, etnografia e cultura locais."
(Fonte: https://companhiadasilhas.pt/autor/ermelindo-avila/)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas ligeiramente oxidadas. Lombada apresenta selo de biblioteca.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário