25 junho, 2025

ANTUNES, João -
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL.
(Notas de propedeutica filosófica). 2.ª edição. Colecção Psicologia Experimental - I. Lisboa, Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira & C.ª (Filhos ), 1926. In-8.º (19x12 cm) de 116 p. ; B.
Interessante ensaio filosófico.
"As sciências de observação adquiriram, ao findar do século transacto, uma feição nitidamente positivista. A criteriologia de Augusto Comte foi erguida a uma categoria dogmática. E neste espírito de análise e de síntese, quer descendo aos infinitamente pequenos pela citologia, quer estudando os astros firmamentares pela análise espectral, não se prescindiu da afirmação concreta dos laboratórios.
O critério scientífico actual é exclusivamente experimental. O idealismo de Kant suscitou por contragolpe o positivismo comtista. [...]
O espírito scientífico evolucionou, pois, sob estas novas fórmulas, alicerçando os dados scientíficos nas resultantes matemáticas da fenomenologia experimental. [...]
E não obstante o problema misterioso da morte e o facto inexplicável da vida psicológica tem subsistido, latente ou patente, através de tôdas as raças e de tôdas as civilizações.
Foi êsse, precisamente, o problema, de novo, hodiernamente lançado para a banca anatómica da análise filosófica.
Considerado à feição de Louis Figuier, de Hyppolute Rivail, pela forma tradicionalista, ou pelo critério enciclopedista a vida psicológica, resultante uma individuação autónoma ou duma síntese neurológica, a morte terminus dum modo de ser funcional ou fase de transição e a vida futura ilusão ou facto, tudo isto obsidia actualmente o espírito experimental da filosofia como problemas ponderosos e basilares."
(Excerto do Preâmbulo)
João Antunes (1885-1956). Advogado e Professor, nasceu em Lisboa em 10 de Fevereiro de 1885. “Escreveu com rara inteligência, um conjunto apreciável de artigos (em revistas) e livros, sobre "conhecimentos que pela sua natureza se não devem vulgarizar". Trata-se, evidentemente, de temas ligados ao ocultismo (na sua versão primitiva, via Papus), cabalismo, esoterismo, teosofia, martinismo, teurgia, templarismo, maçonaria, carbonarismo, etc. Mas foi, particularmente, um grande mentor do pensamento teosófico, quando este estava ainda (por cá) no seu começo, tendo sido um dos fundadores (e primeiro presidente: até 1924?) da Sociedade de Teosofia de Portugal [STP], nascida em 1921."
(Fonte: http://almocrevedaspetas.blogspot.pt)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário