18 junho, 2025

OSORIO, Ana de Castro -
VIAGENS AVENTUROSAS DE FELÍCIO E FELIZARDA AO BRASIL.
Ilustrações de A. Jourdain. Lisboa, Lusitania Editora, Lda, 1923. In-8.º (20,5x14,5 cm) de 209, [3] p. ; il. ; C.
1.ª edição. 
Livro de leitura apresentado ao concurso aberto em Portugal pela Direcção Geral do Ensino Normal e Primario em 7 de Abril de 1920 e aprovado para leituras correntes da 5.ª classe da Escola Primaria, em 30 de Janeiro de 1922.
Obra interessante e educativa, belissimamente ilustrada por A. Jourdain, alguns em página inteira.
"É preciso semear, nos cidadãos do mundo e governantes das nações, uma consciencialização de que o espaço marítimo é da responsabilidade comum.
Foi nesta perspectiva que a escritora Ana de Castro Osório concebeu o audacioso projecto de, fundindo o real e o fantástico e recorrendo à retórica da personificação, ministrar, com a engenhosa imaginação de dois bonifrates, muitas e curiosas informações sobre as águas frias do Atlântico Norte, tendo deixado as águas tropicais do Atlântico Sul para uma próxima viagem de Felício e Felizarda. Esta é uma obra de urdidura narrativa simples e interessante que, inscrita agora também na temática Os Oceanos, Um Património para o Futuro, servirá para informar, formar e divertir tanto crianças como adultos."
(Fonte: Wook)
Com dedicatória manuscrita - em carimbo olegráfico - da Lusitânia Editora à redacção de O Mundo.
"Agora que já temos os nossos herois prontos para novas aventuras vamos tratar de os embarcar... - dizia o Pedrinho chamando a mãe para junto da sua cadeira de repouso.
- Bom! Cá estão eles vestidos a capricho, como verdadeiros viajantes que sabem as regras de bem viver... - respondeu ele, pegando nos bonecos e mostrando-os aos pequenos, que Pedrinho consentia que ouvissem a historia das maravilhosas aventuras que era costume sucederem aos seus queridos herois, com a condição de estarem com atenção e não interromperem a mãe com as suas intempestivas preguntas e observações. Ali estavam pois para ouvir e calar..."
(Excerto de I - Pela barra fóra)
Ana de Castro Osório (1872-1935). "Escritora, feminista e ativista republicana. É considerada a fundadora da literatura infantil no nosso país. Escreveu alguns livros que foram utilizados como manuais escolares e publicou ainda uma obra marcante na sua época, a coleção Para as Crianças, que lhe ocupou perto de quatro décadas de trabalho. Outros títulos dignos de realce são A Minha Pátria, As Mulheres Portuguesas (em que alia o feminismo a uma postura patriótica) e A Mulher no Casamento e no Divórcio (uma tomada de posição sobre a problemática do divórcio, que seria objeto de legislação por parte de Afonso Costa, e em que colaboraria). Ana de Castro Osório criou ainda a Liga Republicana das Mulheres Portuguesas."
(Fonte: Wook)
Encadernação cartonada do editor dom deseno e letras a negro e amarelo.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Lombada apresenta pequena falha do revestimento.
Invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário