26 junho, 2025

AS DANÇAS DO ENTRUDO - Teatro Popular na Ilha Terceira.
Texto das Danças: Chico Roico. Organização e Notas: Carlos Enes. [S.l.], Editorial Ilhas, 1980. In-8.º (21x15 cm) de 83, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Importante repositório do carnaval terceirense, publicado em homenagem a Chico Roico (1896-1935), conhecido poeta popular da Ilha, revertendo o produto da venda do livro para as vítimas do terrível terramoto ocorrido na Terceira meses antes, a 1 de de Janeiro desse ano.
Com reprodução de inúmeras canções - "modas".
"Quando no século XV se inicia o povoamento dos Açores, chegam de vários pontos do continente nobres, burgueses, artesãos e camponeses para desbravarem estas ilhas virgens do Atlântico. Da Flandres, muita gente sedenta de riqueza, em busca do ouro que não pareceu, acabou por se fixar nestas paragens. O tráfico de escravos trouxe para a região muitos negros comprados pelos senhores locais, para prestarem os serviços mais variados. Situados na rota da índia, os Açores, mantiveram durante muito tempo contactos com gentes dos mais variados pontos do mundo, que ancoravam nos portos para o comércio legal ou contrabando. Vem depois o Brasil. Os comerciantes locais têm privilégios especiais para comerciar com essa colónia. A emigração da Terceira desde o século XVII para algumas das capitanias brasileiras, e o provável regresso de alguns emigrantes à terra natal, permitiu desde cedo a troca de relações culturais entre dois mundos diferentes. Durante a dominação filipina, os espanhóis assentam também arraiais por estas bandas. No século XIX, devido à sua posição estratégica no meio do Atlântico, os Açores são porto de abrigo e apoio à intensa navegação marítima internacional.
Sem dúvida alguma que o peso da tradição cultural dos Açores está ligado aos povoadores que do Minho ao Algarve transportaram consigo os seus usos e costumes. Mas, o contacto com gente de fora, a saído e o regresso de emigrantes permitiu, nalguns casos, a introdução de novos e variados elementos nessa mesma cultura popular.
Tudo isto vem a propósito das Danças de Entrudo, na Terceira."
(Excerto de Nota explicativa)
Índice:
Nota Explicativa | As «Danças» do Entrudo - Breve apontamento | Chico Roico: um poeta popular | A revolta dos deportados - 1931 | Textos das Danças: «Dança de Ladrões e Fidalgos» - 1931; «Dança dos Deportados» - 1932; «Dança dos Pretos» - 1933; «Dança do Estudantezinho» - 1934; «Dança de Carpinteiros» - 1935.
Exemplar em brochura, bem conservado. Com dedicatória na f. rosto (não relacionada com a edição do livro).
Muito invulgar.
Com interesse histórico e regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário