24 junho, 2019

VILLAS, Coronel Gaspar do Couto Ribeiro - HISTÓRIA COLONIAL. [Volume I e Volume II]. [Pelo]... Professor da Escola Superior Colonial. Vila Nova de Famalicão, Grandes Atelieres Gráficos «Minerva», de Gaspar Pinto de Sousa & Irmão, 1937-1938. 2 vols in-4.º (23,5cm) de 308 p. (Vol. I) e 428, [4] p. (Vol. II) ; B.
1.ª edição.
Obra em 2 volumes (completa).
"O presente volume - História Colonial - destina-se a apreciar, em síntese de vulgarização os factos essenciais, fundamentais, que assinalam, definem e explicam a marcha de acontecimentos vinda de longe e alcançando os nossos dias, acabando por constituir o Movimento de Expansão, que, no limite, criou o Problema Colonial no seu aspecto de hoje, de tam alto alcance na vida social moderna. [...]
Encarando agora o tema da História Colonial - o Movimento de Expansão referido - êle próprio nos diz como homens vindos de terra incerta se estabeleceram em terra estranha para a trabalharem e fazerem progredir tornando-a um valor, integrando-a em vida social mais perfeita. [...]
... Nós os portugueses podemos libertar-nos de preconceitos, pois se na parte Descobrimentos pode ser gasta tinta da discussão de certas passagens, a Obra Colonial, essa - representada, por exemplo, pela Madeira - primeira manifestação logo no século XV - pelo Brasil, e pela ligação espiritual dos filhos do Oriente ainda com o Portugal de hoje -, é tam expressiva, que basta apresentar o facto, mesmo despido da sua análise, para êle falar alto e claro por si e pelo esfôrço de Portugal.
Com esta garantia de verdade se escreveu êste livro, de maneira ao Feito Colonial aparecer no seu lugar dentro da História, embora formando um todo: não como aconteecimento quási inexplicável, com carácter miraculoso em si e nos seus grandes vultos realizadores da idea, mas como um aspecto, embora particular mas normal e lógico, da marcha da Humanidade assinalada pela História."
(Excerto da Introdução)
Exemplares brochados em bom estado de conservação. Capas levemente oxidadas, com desgaste marginal.
Invulgar.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário